Vídeo enviado por Thiago Segatto

terça-feira, 17 de abril de 2012

Tarefa para 01 de maio de 2012 (Licenciatura e Bacharelado)

Caro(a) aluno(a);
Em grupos de aproximadamente cinco indivíduos poste, identificando curso (Licenciatura ou Bacharelado) e componentes do grupo conforme 'modelo' a seguir, exemplos criativos sobre:
- Métodos para chamar a atenção dos alunos (quatro exemplos);
- Teorias da perda da manutenção da atenção (três exemplos).
Igualmente é necessário identificar o ambiente no qual os exemplos serão descritos (ex.: aula de vôlei na escola; aula de ginástica localizada), sendo que as postagens devem ser efetuadas clicando no link POSTAR UM COMENTÁRIO.
'Modelo' de identificação dos membros do grupo: MARTINS, C. O.; SILVA JR, A. M.; COSTA, G. K.; GOMES NETO, L. S.; ABRAÃO, R. I.
Att: Caroline. OBS.: divida o conteúdo se não conseguir postá-lo de uma só vez.

4 comentários:

Anônimo disse...

OLIVEIRA, E.B.S.; MENDES, C.D.C.; VALLO, A.G.; FERREIRA, W.C.; FERNANDES, K.S.

Métodos para chamar a atenção dos alunos

• Método 1: Cartões

Em uma aula de educação física seja ela prática ou teórica, quando existir uma situação onde os alunos estão causando muito ruído o professor(a) estando com um cartão amarelo e um vermelho em mãos, fará uma advertência ( penalizando com um cartão amarelo ) àquele aluno que estiver causando esse desconforto em aula, na segunda advertência ( penalizado com o 2° cartão amarelo e em seguida com o vermelho ) e será colocado para fora da sala ou da aula prática por apenas 5 minutos, retornando à aula.

• Método 2: Estrelas (Desenho)

Em uma aula de educação física quando os alunos não estão prestando atenção no conteúdo que o professor quer passar e causando muita “baderna” o mesmo desenha no quadro (em uma aula teórica) uma estrela, caso seja em uma aula prática ( o professor fala em voz alta que os alunos estão com uma estrela ), se a falta de atenção continua o número de estrelas vai aumentando ate chegar 3 estrelas onde os alunos Irã decidir a quantidade e a atividade que ele vão realizar, exemplos: flexão, abdominais, flexão, agachamento, entre outras atividades.

• Método 3: Som

Ao iniciar a aula de voleibol o professor fala para os alunos um determinado som que ele fará quando os alunos estiverem atrapalhando sua aula, som este que os mesmos devem completar, assim prendendo a atenção deles na aula.
• Método 4: Apito
Ao iniciar uma aula de futsal e o professor quer chamar atenção dos seus alunos, o professor então apitará algumas vezes ate que os alunos coloquem toda atenção ao professor.

Teorias da perda da manutenção da atenção (três exemplos).


• Exemplo 1: Quando existe uma aula de educação física através de slides ( com muito textos e, sem algo que chame atenção deles como por exemplo: fotos, vídeos entre outras coisas ) e os alunos são muito ativos, deixando assim o ambiente monótono.

• Exemplo 2: Durante uma aula na qual o professor não se mostra seguro do assunto ou da atividade, o desempenho irá diminuir porque as informações dadas por ele são muito vagas, e o mesmo mostra-se duvidoso como se não tivesse planejado aquela aula.

• Exemplo 3: Ao dar início a aula o professor deve fazer um grande circulo, pedir que os alunos sentassem e informar a eles como será feita atividade e seu objetivo detalhando-a o máximo possível para que os alunos não fiquem esperando o fim da brincadeira ansiosos.

Anônimo disse...

Métodos para chamar a atenção dos alunos:

Exemplo 1.Em uma sala de aula a professora fala crianças prestem atenção no que eu vou falar, porque é muito importante!

Exemplo 2.Um palestrante faz um Breve comentário sobre o vídeo o qual vai ser visto na sua palestra despertando a curiosidade de toda a platéia.

Exemplo 3.Durante uma aula um aluno conversa com um colega e atrapalha a aula muitas vezes, então a professora tentar fazer com que o aluno se coloque na situação do professor e logo em seguida pergunta ao mesmo se ele gostaria de passar por essa situação enquanto professor.

Exemplo 4.O professor de artes marciais explica uma técnica para alunos iniciantes, porém os alunos não conseguindo entender ficam dispersos ao perceber a agitação dos alunos o professor realiza a demonstração da técnica com o auxilio os alunos que mais “deu trabalho”.


Os indivíduos especialmente os atletas precisam da concentração como fator fundamental no sucesso esportivo, porém alguns estímulos externos contribuem na perda da manutenção da atenção. Os estímulos visuais, auditivos e o comportamento do adversário.

Exemplo 1.Atletas de tênis participam de um campeonato no qual o torcedor sempre faz muito barulho na partida. Ex: estímulo auditivo.

Exemplo 2.Treinadores que se exaltam na sua área técnica exagerando nos gestos e o atleta tem o contato visual com ele, pode alterar no rendimento fazendo com que o seu objetivo não seja alcançado com sucesso. Ex: estímulo visual.

Exemplo 3.Situações em que o atleta provoca seu adversário como simular falta, provocações verbais e simular lesão. Ex: comportamento do adversário.

SILVA, E.F.L; SILVA, T.F; SOUZA, A.M.

Anônimo disse...

GRUPO: FERNANDES, A. P.; REIS, F. P.; BATISTA, L. N.; NASCIMENTO NETO, V. G.; MEIRELES, W. F.


MÉTODOS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO ALUNO.

Exemplo 1.
Em uma aula de futebol o aluno irá realizar a atividade de conduzir a bola com o pé dominante, em seguida progredindo para o pé oposto e depois conduzir com ambos os pés. Deste modo, o professor deixará a atividade mais complexa e os alunos irão atentar-se mais ao movimento.


Exemplo 2.
Em uma aula de dança de salão, o professor ensinará uma coreografia. Terá como utilização sonora o uso do apito onde combinará com os alunos que: quando soar um silvo significará que os mesmo estão dançando em passos coordenados, e ao soar dois silvos significará que estão descoordenados.

OBS.: Caso tenha um deficiente auditivo na atividade o professor deverá combinar antes com o aluno que ao levantar a mão direita é porque está indo bem e se levantar a esquerda é porque está descoordenado.



Exemplo 3.
O professor realizará a simulação dos 100 metros do atletismo e utilizará para alerta a sua turma os sinais verbais: “As suas marcas, preparar e vai”! Porém se o tempo transcorrido desde o inicio ao termino do estimulo “vai!” for superior a 4 segundos, fará com que seus alunos percam a atenção e até se dispersem da atividade, já que o tempo máximo do inicio ao termino do estimulo não dever ultrapassar 4 segundos.


Exemplo 4.
O professor propõe uma atividade para conhecimento do ambiente do jogo (novo ambiente) do handebol, posicionando todos os alunos no centro da quadra sentados em círculos e aguardando as ordens. Ao comando do professor os alunos deverão tocar nas dimensões ou objetos indicados por ele, fazendo com que todos os comandos proporcionem uma nova situação.


TEORIAS DA PERDA DA MANUTEÇÃO DA ATENÇÃO.


Exemplo 1.
Em uma aula de futsal, alunos posicionar-se-ão em circulo. A atividade será de tocar a bola para o outro aluno com os pés. Passados cerca de 4 minutos com a mesma atividade, ou seja, por ter durado muito tempo, o ambiente de atividade passou a ser monótono fazendo com que os alunos perdessem atenção na atividade. Deste modo o professor percebendo a situação repassou novas instruções para seus alunos, pedindo-lhes que agora tocassem a bola para o outro aluno, só que desta vez, eles deveriam movimentar-se correndo em círculos. Ainda adicionou um aluno ao centro do circulo e esse aluno quando pegasse a bola de quem tocasse trocaria de posição com quem tocou a bola, assim retendo a atenção de todos.



Exemplo 2.
Em uma aula teórica de voleibol sobre seu histórico, o professor expõe o conteúdo por um longo período de tempo utilizando apenas o recurso da leitura, deste modo o professor percebe que o nível de atenção da turma está se deteriorando, ou seja, há diminuição de desempenho de seus alunos. Assim com o intuito de deixar a sua aula mais dinâmica se fez o uso de recurso de áudio, visuais (como imagens e vídeos) e melhoria de sua postura diante a turma ao transmitir o conteúdo.


Exemplo 3.
O professor solicitou aos alunos que corressem em volta da quadra de handebol durante exatos 12 minutos, porém não estimulou seus alunos a terminarem o percurso com sinais verbais, por exemplo: vamos lá, vocês conseguem, falta somente três minutos, já está terminando, deste modo não os encorajando passando as instruções para que eles terminem a atividade.

Anônimo disse...

VIANA, J. H. A.; FÉLIX, G. S.; FIRMINO, G. N. L.; PEREIRA, R. A.

-> Métodos para chamar a atenção dos alunos

- 1º Método: O professor iniciará a aula mostrando figuras a fim de que os alunos descubram o tema da aula.

- 2º Método: O Professor iniciará a aula realizando uma dinâmica onde irá dividir a turma em dois grupos, desenhar duas forcas em uma cartolina se for uma aula prática ou no quadro se for uma aula teórica e assim, instigar os alunos a descobrirem o tema da aula dando dicas.

- 3º Método: Dividir a turma em dois grupos, onde o professor irá colocar letras de plástico que formem o tema da aula dentro de dois sacos plásticos e entregar para os dois grupos formados, afim de que através das dicas dadas pelo professor, cada grupo consiga descobrir e montar o tema da aula.

- 4º Método: Em uma aula de Educação Física Escolar, o professor utilizará um apito nos momentos em que a turma estiver mais agitada, a fim de que os alunos prestem atenção no que está sendo exposta em aula.

-> Teorias da perda da manutenção da atenção

- Em uma aula prática de handebol, colocar os alunos em círculo e ficar em pé no meio do círculo explicando a atividade. Enquanto o professor fala virado para uma parte dos alunos a outra parte que está por trás perde a atenção na aula e na explicação da atividade.

- Em uma aula prática de voleibol, colocar os alunos em filas para se explicar uma atividade. Enquanto o professor explica, os alunos que ficam atrás perdem a atenção na aula por não ouvirem as instruções corretamente e podem se dispersar da aula atrapalhando o andamento da mesma.

- Colocar o material que será usado na aula exposto no meio da quadra de futsal antes de explicar a atividade. Os alunos irão querer pegar os materiais antes da explicação e isso ocasionará a falta de atenção dos alunos na aula.